man in blue and white checked shirt wearing eyeglasses

Drive: 

Logística Reversa de Embalagens

Para evitar a não utilização de materiais que podem ser reaproveitados, a logística reversa busca o gerenciamento de resíduos sem que eles se tornem lixo. Assim, o objetivo é que esses resíduos retornem para a cadeia produtiva ao invés de serem destinados a aterros ou lixões. 

As embalagens pós-consumo de um determinado produto são exemplos de materiais que podem ser melhor direcionados após o seu consumo final. Na Brandili, 100% das embalagens plásticas pós-consumo passam pela logística reversa por meio de compensação ambiental. 

Assim, em uma parceria firmada com a New Hope Ecotech, a Brandili possui o direito de utilização do selo eureciclo pela sua contribuição para a economia circular e pela garantia de reinserir, no ciclo produtivo, a quantidade equivalente às embalagens comercializadas. 

No ano de 2021, foram compensadas 24,7 toneladas de plástico, quantidade que beneficiou 23 operadores de reciclagem. Em 2022, a Brandili irá compensar 27,5 toneladas do mesmo material. 

Os impactos positivos dessa iniciativa vão além de questões ambientais, já que ela representa uma renda adicional média de 15% para os operadores de triagem que coletam, segregam e destinam as embalagens para a reciclagem. Dessa forma, a atividade se torna mais atrativa e aumenta a demanda por materiais reciclados. 

Os parceiros também são acompanhados de perto quanto às condições de trabalho de seus colaboradores – já que muitos vivem em condições de vulnerabilidade – sendo expressamente proibido  o trabalho infantil e/ou escravo, entre outros.

Esta iniciativa esta relacionada aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Santa Catarina:

8

Trabalho Decente e Crescimento Econômico