photo of outer space

Drive: 

Reciclagem de resíduos têxteis

Todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade é um resíduo sólido. Uma das formas de reduzir o volume e dar tratamento adequado aos resíduos gerados é através da criação do Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 

Nele, a prioridade sempre será a não geração de resíduos, seguida pela sua redução, reutilização, reciclagem, tratamento e, em último caso, a sua destinação final ambientalmente adequada. 

A última etapa mencionada – de disposição final – refere-se aos aterros industriais, para onde são enviados os resíduos sólidos produzidos por empresas. Apesar de diminuírem os impactos ambientais, esses locais devem ser utilizados somente depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação disponíveis. 


Priorização no gerenciamento conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Para reaproveitar os seus resíduos sólidos e aumentar o ciclo de vida entre os materiais, a Brandili destina, anualmente, 600 toneladas de resíduos têxteis para empresas parceiras que produzem desfibrados e fios reciclados, os quais podem ser utilizados em estofados, processos artesanais e na produção de fios.

Através de uma cadeia produtiva integrada e com iniciativas focadas na preservação de recursos e redução dos impactos ambientais, a Brandili garante a reciclagem dos resíduos têxteis gerados nos seus mais de 30 subcontratados, os quais são responsáveis pela confecção de grande de seus produtos. 

O processo de reciclagem de resíduos têxteis é composto pelas etapas de triagem, corte, desfibragem e enfardamento ou ensacamento. 

O material desfibrado possui diversas aplicações, tais como o enchimentos de pelúcias e almofadas, revestimentos acústicos, cobertores, mantas térmicas, geotêxteis, feltros, filtros, fios e barbantes reciclados.

Desfibrado e fio ecológico produzidos a partir de resíduos têxteis

Praticar ações que resultam na preservação ambiental é parte da cultura da Brandili. Assim, por meio de iniciativas de responsabilidade socioambiental, é possível contribuir para a conscientização de outras empresas (especialmente subcontratadas, fornecedores e clientes) e também de pessoas (colaboradores e comunidade) sobre a importância do uso racional de recursos e redução da geração de resíduos em toda a cadeia produtiva.

Esta iniciativa esta relacionada aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Santa Catarina:

12

Consumo e Produção Responsáveis